SINTPREVS/PA promove I Encontro Estadual de Peculistas

A atividade teve por objetivo explicar, esclarecer dúvidas sobre os planos e produtos oferecidos aos peculitas e contou com a presença do Conselheiro do VivaPrev e diretor da Fenasps, Márcio Freitas. Ele lembrou do histórico do Pecúlio e do período em que estava sob intervenção, desde 2013. O conselheiro apresentou os planos existentes atualmente e falou do trabalho desenvolvido pelo conselho eleito, que conta com representantes da FENASPS. “Hoje nós estamos fazendo avaliação e tentando buscar o melhor destino a esse patrimônio acumulado nesse período todo”, explica.

De acordo com Márcio, no período da intervenção foi criada a possibilidade do peculista optar por aposentadoria programada e no momento em que fazem essa opção se desligam em definitivo do Plano Pecúlio por Morte. “Diante disso, os valores apresentados acabam criando dívida entre peculistas. Estamos esclarecendo essas dúvidas e apresentando as opções para o destino do dinheiro acumulado, criando novas opções para evitar prejuízo aos peculistas”.

Os peculistas têm até dezembro de 2019 para optar pela migração ou não do plano. A orientação do Conselheiro e do SINTPREVS/PA é que as pessoas aguardem uma avaliação da proposta e os outros produtos desse novo modelo do VivaPrev, de acordo com a legislação.

As demandas apresentadas pelos participantes do Encontro foram o aumento do resgate para 50% após aposentadoria, a possibilidade de migrar 50% do valor e o demais ficar no Plano por Morte, a mudança do PPV, que é o resgate em vida, de 80 para 70 anos, além da inclusão de outras doenças no resgate do pecúlio. “Hoje a única doença que permite resgate é Aids”, disse Márcio. As sugestões serão levadas para análise da assessoria Jurídica para posterior apresentação ao Conselho.

Para esclarecimento de dúvidas, os peculitas podem acessar o site do VivaPrev (www

.vivaprev.com.br)