História do Sintprevs

A origem do SINTPREVS-PA se volta para dois momentos importantes na organização dos trabalhadores previdenciários e da saúde. Momentos esses que se destacam antes e depois da Promulgação da Constituição Federal de 1988. No entanto, antes da Constituição Federal de 1988, não era permitido que os servidores tivessem a organização sindical, somente a associação de recreação e lazer.

Em 09/08/1968, os trabalhadores do INPS e IAPAS, fundaram o “Unidos da Previdência”, que passou a ser uma unidade de entretenimento para os servidores.Em 07/07/1978, o “Unidos da Previdência”, denominou-se “Clube dos Previdenciários”, que continha o mesmo objetivo, porém com o acréscimo do artigo 89, determinava que o clube não pode fazer despesas para eventos de cunho político, religioso ou pessoal.

Com a mudança ocorrida no sistema previdenciário, o INPS, IAPAS e INANPS, passaram a integrar o Sistema Nacional da Previdência e Assistência Social. Em 12/05/1982, na Assembléia Geral, o “Clube dos Previdenciários do Pará”, passou a denominar-se de “Associação dos Servidores do SINPAS – ASSINPAS/PA”, com mesmo objetivo de recreação e lazer.

Nesse ínterim os trabalhadores procuraram ir mais além do esporte e lazer. A luta política e as reivindicações para melhorias salariais, condições de trabalho dignas, foram temas que passou a integrar aos objetivos da associação. No entanto passaram a compartilhar com as lutas políticas nacionais como: “As diretas já”, fim do governo militar, greves do ABC paulista, etc.

E nesse clima de grandes mudanças e reivindicações houve a eleição para ASSINPAS-PA, que ocorreu no dia 18/12/1986, com duas chapas chamadas de: “avançar na luta”,que almejava a mudança, e a chapa “frente jovem” da situação com foco voltado ao lazer. Com uma vitória de 604 votos contra 377, a chapa “avançar na luta”, foi encabeçada por Tadeu Melo e Raimundo Weyll, presidente e vice-presidente respectivamente. A posse foi em 23/01/1987 e a diretoria eleita foi a seguinte: a)Vice-presidente – Raimundo Weyll) 1º Secretário – Ivo Gadelha Leão) Presidente: Fernando Tadeu M. de Melo) 2º Secretário – José Anastácio Lobo) 1º tesoureiro – Luiz Nunes de Carvalho) 2º tesoureiro – Zildo Carvalho) Diretor cultural – Rachel Ribeiro) Diretor Social – Doralice Tirado) Diretor Jurídico – Nazaré Medeiros) Diretor de imprensa divulgação – Paulo Carlota.

Com essa gestão a consciência de classe imperou. Diante disso aconteceram greves históricas como paralisações de mais 60 dias, e conquistas como PCCS (Plano de Cargo, Carreira e Salário), dentre outras. Após a Constituição Federal de 1988, os trabalhadores do serviço público decidiram organizar-se em sindicatos. De posse disso surgiu o SINTPREVS-PA.

Após a Assembléia Geral que ocorreu em 16/10/1989, a ASSINPAS-PA, transformou-se em Sindicato do Trabalhadores Federais em Previdência e Saúde: SINTPREVS-PA. O estatuto social foi registrado em 24/01/1990, marcou a categoria da classe trabalhadora do Pará, e o presidente e vice-presidente ficaram sendo respectivamente Raimundo Weyll Cruz e Antônio de Fernando S. Pereira. E a nova diretoria passou a ser: – Presidente – Raimundo Weyll Costa Cruz-Vice-presidente – Antônio Fernando do S. Pereira.-1º Secretário – Lílian Carmecita-2º Secretário – José Anastácio Lobo- Tesouraria geral – Luiz Nunes de Carvalho1º tesoureiro – Zildo Carvalho2º tesoureiro – Ana Suely Maria de Oliveira – Secretaria de imprensa divulgação – Lineu Campos – Secretaria cultural – Luis Carlos N. da Costa de Menezes – Secretaria Social – José Heirônimo da Silva Vieira – Secretaria de Administração – Maria Helena M. Franco.Secretaria de Formação Política – Raquel Cecília M. Ribeiro.Secretaria de Formação Sindical – Antônio José do Espírito Santo Maués – Secretaria de Assuntos Patronais – Marta Kimyo Abe – Secretaria de Previdência e Saúde – Cláudio Marques do N. Filho. Secretaria de Política Intersindical – Marlene Leite Afonso – Secretaria de Filiação – Albutina Garcia do Nascimento – Secretaria de Esporte – Raimundo Trindade – Secretaria de Assuntos Jurídicos – Ana Lúcia S. Lima Suplentes Ana Cléa Costa Leal, Orlando Rodrigues Melo, Maria de Fátima Mendonça Vieira, Damares Hortência Mousinho, Simão Tadeu Ribeiro Baia, Raimunda Maia A Quaresma, Rosely Coelho Merabeth, Maria Madalena F. da Moda, Sérgio Luis Braga Pireto, José Maria da Mota, Maria ruth Demétrio Gaia Vieira, Charles Jonhson da Silva Alcântara, Maria das Graças Kettle, Walmor das Neves Rosa, Rosimar Carvalho dos Reis, Gilmar Rodrigues Dias, Raimunda Iraci Mota Sales, Terezinha F. Rodrigues, Darci Fátima F. da Silva , Francisco Sales P. Rodrigues. Conselho Fiscal – Laércio B. do Carmo, Tereza Cristina C. de Andrade, Getúlio Sanches de Mendonça (efetivos).Suplentes – Maria José Sobrinho, Doralice S.B. Tirado, Maria de Lourdes A. Antônio.

Com o desenvolvimento do sindicato em junho de 1991 ocorreu o 1º Congresso Estadual do SINTPREVS, com o intuito de discutir e encaminhar as políticas para o sindicato. Até em 1994 a ASSINPA-PA seguiu paralelamente ao SINTPREVS-PA. Mas no mesmo ano surgiram rumores do desligamento. O fato se concretizou. A categoria foi consultada em plebiscito, sendo 900 favoráveis e 187 desfavoráveis, na soma de 1095 votantes. Diante disso o SINTPREVS filiou-se as duas maiores entidades nacionais representativas da classe trabalhadora: FENASP e CUT.

O sindicato sempre esteve presente nas chamadas por estas. Participando de todos os eventos( plenárias, congressos, assembléia, etc). Com efeito procurou-se junto as outras entidades do mesmo ideal, a realização do I Congresso Estadual do SINTPREVS e SINTESP, que ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2000, no auditório da escola Estadual Visconde de Souza Franco.
O II Congresso Estadual unificado ocorreu em março de 2004 na Sagrada Família.

Em abril de 2007, o sindicato decidiu em plebiscito desligar-se da Central Única dos Trabalhadores – CUT. Construindo, assim, uma nova alternativa intersindical: Conlutas.

A diretoria atual do SINTPREVS-PA filiada a FENASP, é composta de 24 membros efetivos e 06 suplentes distribuídos em: 08 secretários com 03 membros, cada conselho fiscal com 05 membros, sendo 03 titulares e 02 suplentes, (ver estatuto).

Eleita para o triênio de 2005/2008, a diretoria atual até a nova eleição agora em janeiro de 2009 é a seguinte: I _ Secretaria de Administração e finanças – Raimundo Trindade da Silva ( MS), Ana Lúcia Lima Ribeiro (MS), Madalena Moda (MS)II- Secretaria de Organização – Antônio Maués (INSS), Graça Kette (MS) e Ivone Lopes (MS) *III – Secretaria de Seguridade Social e Saúde do Trabalhador – Amasília Santos(MS), Lourdes (INSS), e Rosiely Merabeth (INSS).IV – Secretarias de Assuntos Jurídicos – Maria José Sobrinho (MS)* , Carmem Dilce Gonçalves (MS), Maura Silva Barroso(MS).VI – Secretaria de Formação e Políticas Sindicais – Rosa de Fátima A. Veloso (MS), Laís Alcântara (MS), Maria de Fátima Florêncio (MS – Castanhal).VII- Secretaria de Imprensa e divulgação. – José Arivaldo Tavares (INSS), Marcos Coutinho Mota (INSS), Maria de Fátima Moura (MS).VIII- Secretaria de Aposentados – Maria de Fátima Vieira (INSS), Marlene Afonso (MS) e Sebastiane Claudine (MS).Suplentes : Rosa de Fátima Lopes (MS)*, Eurisdete Pereira Lopes (MS), Lucival S.Pantoja (MS), Valter Cardoso da Gama (MS – Abaetetuba), Ana Lúcia S. Lima (MS), Waldemar Almeida de Melo (INSS _ Bragança). Conselho Fiscal Titulares: José Monteiro Baia (MS); Laércio Rendeiro (INSS), Deusarina Oliveira.Suplentes : Carlos Alberto S. Santos (MS) e Ana Maria Coelho.

Aos companheiros(a) Albertina Garcia, Zildo Carvalho e José Maria da Mota (in memorian), e aos demais companheiros(as), que acreditaram no sonho. A nossa eterna gratidão. “Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade.”