Dando-se continuidade aos debates iniciados em 30 de agosto (RELEMBRE AQUI), foi realizada nova reunião na presidência do INSS nessa quarta-feira, 20 de setembro. A reunião foi iniciada com o chefe de gabinete informando que o presidente do INSS chegaria atrasado pois estava em outra reunião e que o mesmo faria um esforço para comparecer ao final. Porém, no meio da discussão do primeiro ponto de pauta, o presidente ligou ao chefe de gabinete informando que não poderia comparecer.
PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA o presidente do INSS não compareceu a uma reunião em que a pauta é o Serviço Social. Avalia-se, assim, que é uma situação lamentável pela falta de respeito com os(as) trabalhadores(as) do INSS. Ademais, foi solicitado ao INSS para que não se repitam situações como essa, visto que os(as) trabalhadores(as) deslocam-se de seus estados para essas reuniões, possuem custos e deixam de realizar a suas atividades nos locais de trabalho.
Mesmo diante dessa situação, os presentes FENASPS, CNASF e CFESS aceitaram dar continuidade a fim de obter informações bem como pautar as demandas dos(as) trabalhadores(as) desse setor.
Destacou-se, dentre outras demandas, que a extinção do Serviço Social do INSS, que possui 73 anos de existência na Previdência Social, é inadmissível, e irá prejudicar o serviço que é prestado a população em especial aquela com maior dificuldade de acessar uma política tão complexa e com vasta legislação. Ou seja, o presidente do INSS, Sr. Leonardo Gadelha deve repensar se quer marcar a sua gestão no INSS como responsável pela extinção do Serviço Social que significará a retirada de serviços prestados à população.
Ao final desta reunião, o chefe de gabinete agendou novo encontro para a próxima quarta-feira, 27 de setembro, às 10h30.
CONFIRA MAIS DETALHES no relatório desta reunião.