Um grupo de cerca de cinquenta pessoas, entre usuários e servidores da saúde, promoveu um protesto, em frente à Secretaria Municipal de Administração, na Avenida Nazaré, na manhã desta segunda-feira (16). Eles denunciam o sucateamento dos dois prontos-socorros e dos hospitais de urgência da capital. Os servidores reivindicam ainda reajuste salarial e melhores condições de trabalho. O protesto causou um grande congestionamento no trânsito.
Os servidores denunciam a falta de infra-estrutura para atendimento dos pacientes nos pronto-socorro. ‘Isso não é de hoje. Atendemos pacientes no corredor do hospital. Tem que fazer escala de antibiótico e alguns pacientes ficam sem a cobertura. Faltam remédios, material de trabalho, entre outras coisas’, denuncia o auxiliar de enfermagem, Cláudio Rocha, que trabalha no PSM do Guamá.
Ainda segundo ele, 12 médicos saíram do hospital recentemente e as vagas não foram repostas, o que sobrecarregou o atendimento.
Os servidores reclamam ainda o Plano de Cargos Carreira e Remuneração e reajuste salarial. Segundo o sindicato da categoria, a perda chega a 70%.
Os trabalhadores em saúde municipal se uniram aos da rede estadual, que também estão realizando ato nesta segunda-feira (16). Se não conseguirem negociar as reivindicações, pode haver uma paralisação geral nesta sexta-feira (20).
Fonte: Portal ORM