Termina nesta sexta-feira, 13, o prazo para servidores inativos e pensionistas realizarem o recadastramento que subsidiará o censo previdenciário do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). O prazo, que havia encerrado no último dia 30 de março, foi prorrogado em virtude do grande quantitativo de beneficiários no estado.
A diretora de Previdência do Igeprev, Rosilene Rabelo, informou que dos 41 mil segurados, 35.689 já realizaram o recadastramento, o que equivale a 85% do número total. E deixou o alerta aos segurados que ainda não o fizeram. ‘O quantitativo de pessoas que ainda não procuraram nossos postos de recadastramento é relevante para nós, uma vez que representa 15% do número total. Neste sentido, informamos que a partir de sexta-feira, ao fim do prazo, iremos analisar a situação das pessoas que não fizeram o procedimento e, em seguida, tomaremos as medidas cabíveis’, frisou Rosilene.
Rosilene explicou, ainda, a importância do censo previdenciário no estado. ‘Temos a necessidade de conhecer a fundo nossos segurados. Saber o gênero, a idade, o endereço e seus possíveis dependentes previdenciários é importantíssimo para fazermos uma projeção da situação previdenciária de nosso Estado’, revelou a diretora.
A prorrogação do recadastramento acontecerá em 15 postos distribuídos no estado, sendo três na capital. Os municípios atendidos são: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Breves, Capanema, Castanhal, Marabá, Monte Alegre, Óbidos, Redenção, Santarém, Tucuruí e Belém (Escola Deodoro de Mendonça, Hangar Centro de Convenções e Comando Geral da PM, sendo este último exclusivo para militares).
Com a reforma previdenciária de 1998, o Ministério da Previdência exigiu a criação dos institutos de previdência em todos os estados brasileiros. Dois anos depois, o Pará criou o seu, que este ano realiza o seu primeiro censo previdenciário. O próximo será realizado dentro de cinco anos.
Fonte: Portal ORM