SINTPREVS/PA reúne com OAB e GEXBEL para solucionar problemas ocasionados pela ACP que prioriza atendimento de advogados nas APS’s

A diretoria colegiada do SINTPREVS/PA, juntamente com a assessoria jurídica, reuniram, na tarde desta sexta-feira (16), com a OAB/PA e GEXBEL para encontrarem uma solução para os problemas ocasionados pela Ação Civil Pública que determina atendimento prioritário a advogados nas Agências da Previdência Social.

Durante a reunião a diretoria falou da dificuldade enfrentada pelos servidores, no que se refere à quantitativo de trabalhadores disponíveis para realização do atendimentos agendados, espontâneos e dos advogados, tendo em vista que a meta a ser atingida no sistema contabiliza apenas os atendimentos agendados, desconsiderando a intensa procura por atendimento espontâneo, onde estão inclusos os atendimentos dos advogados que comparecem às agências.

O sindicato sugeriu ao presidente da OAB, Alberto Campos, que a instituição oriente os advogados a usarem o INSS digital e mudem suas posturas em relação ao trato com o servidor, que deve ser com respeito e urbanidade. “É preciso que eles entendam como funciona o sistema de atendimento. Quando um servidor para de atender agendamento para atender os espontâneos o sistema fica apontando quanto tempo ele está sem atender, mesmo que ele esteja ocupado fazendo o atendimento espontâneo”, informou. O integrante da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Cleans Bonfim se comprometeu em fazer a orientação para minimizar os conflitos.

Já a OAB reivindicou ao representante da gerência executiva da GEXBEL, Alexandre Sampaio, a implantação de um protocolo centralizado na Gerência Nazaré. Sampaio se responsabilizou em levar as demandas e analisar para apresentar resposta até o final do mês. “Eu vou pessoalmente passar em todas as agências para conversar om cada gerente e verificar como estão os atendimentos”, afirmou.

Para a direção sindical a reunião foi positiva, mesmo que tenha ficado apenas em proposições. “Agora eles ficaram cientes das dificuldades que a gente enfrenta e irão reavaliar a postura diante da ACP”, afirmou Ruth Gaia.

Uma próxima reunião ficou agendada para o dia 26, às 15h, quando o representante da GEXBEL deverá apresentar soluções para propostas sugeridas.