Durante assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (11), a categoria deliberou em seguir encaminhamento nacional da Fenasps e votou a favor da manutenção do Estado de Greve por tempo indeterminado no INSS, na Saúde, na Previdência, no Trabalho, com a realização de Dia Nacional de Luta em 16 de agosto e mobilização nos locais de trabalho. A atividade do dia 16 terá concentração na Gerência Executiva do INSS de Belém (GEXBEL), pela parte da manhã e a tarde no Mercado de São Brás. Os trabalhadores devem manter a mobilização com denúncias ao desmonte INSS, da Saúde, Anvisa, do Ministério do Trabalho e o descumprimento dos acordos de greve de 2015.
No decorrer da assembleia foram feitos informes sobre a mobilização para a atividade nas APS’s, denuncias sobre a infestação de ratos na GEXBEL, as péssimas condições de trabalho nas diversas APS’s do INSS e no Ministério da Saúde, com carência de recursos humanos e material. Além do desmonte do Serviço Social, no INSS
A diretora Regina Paixão destacou que o momento é de lutar. “Antes o sindicato lutava por melhores condições de trabalho, melhores salários. Agora o governo quer retirar investimentos de despesas primárias, que são saúde, educação e previdência. A discussão não é mais sobre o que vamos ganhar, mas o que vamos perder”, argumentou.