Seminário debate conjuntura da Seguridade Social e direitos dos trabalhadores

dscn6116 dscn6118 dscn6120 dscn6122 dscn6125 dscn6133 dscn6135 dscn6137 dscn6138 dscn6147 dscn6150 dscn6152 dscn6153 dscn6154 dscn6155 dscn6163 dscn6166 dscn6167 dscn6176 dscn6177 dscn6186 dscn6190 dscn6196 dscn6203 dscn6207 dscn6213 dscn6216 dscn6222 dscn6225 dscn6230 dscn6235 dscn6241 dscn6242 dscn6245 dscn6246 dscn6251 dscn6258 dscn6262 dscn6266 dscn6269

O Comitê Regional em Defesa da Seguridade Social e dos Direitos dos Trabalhadores promoveu, nessa terça-feira (27), no auditório da Gerência Executiva do INSS, em Belém, o Seminário em Defesa da Seguridade Social. O evento teve por finalidade debater e empoderar a classe trabalhadora sobre a retirada de direitos promovida pelo governo.

A mesa de abertura contou com a presença de entidades sindicais que compõem o Comitê Regional, entre elas estavam Federação Nacional dos Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) e SINTPREVS/PA, Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Pará (FAAPA), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP), Fórum Nacional de Usuários do Sistema único de Saúde (FUNASUAS) e Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Pará (SINTPSEP).

A programação foi composta por palestras que debateram a conjuntura do tripé que compõe a Seguridade Social (Saúde, Assistência e Previdência Social). A palestra sobre Saúde foi presidida pelo gerente do INSS de Belém, Márcio Maués. O gerente fez um apanhado geral sobre o processo histórico da saúde no Brasil e destacou a importância do programa saúde da família. “Esse tipo de programa contribui para a redução de índices de doenças, mas o governo não está nem ai para isso, tanto que quer aprovar planos de saúde populares”. Maués utilizou como exemplo a redução em 50% da mortalidade infantil com o programa mais médicos. “Essa redução de mortalidade diminuiu a reserva de mercado dos médicos, porque os doentes nos seus consultórios particulares reduziram”.

O cientista político Edval Bernardino ministrou a segunda palestra do evento com abordagem sobre a conjuntura da Assistência Social e destacou a grave retirada de medidas de proteção social que vem ocorrendo no país. Segundo ele, o debate acerca do tema vem desde o século XIX. “O que o neoliberalismo faz é apenas recolocar esse debate em novas faces. O século XIX foi palco de grandes lutas e foi nesse período que a sociedade instituiu os direitos sociais de liberdade, igualdade e fraternidade”. O cientista explicou que nos quesitos liberdade e igualdade a burguesia conseguiu cumprir com maestria, no entanto, abdicou da dimensão da fraternidade, porque efetiva o compromisso coletivo. “A solidariedade ´da burguesia é apenas entre os pares, entre os iguais e não para a sociedade. As iniciativas do governo Temer são completamente neoliberais e essa conjuntura só pode ser enfrentada com a força organizada e mobilizada do povo”.

Do diretor do SINTPREVS/PA, Antônio Maués, presidiu a última palestra do dia sobre a conjuntura da Previdência Social e destacou que a Previdência é uma forma de proteção do trabalhador contra os ataques do capital. “A previdência foi constituída pela categoria com muita luta e hoje ela está dentro dessa lógica de distribuição de renda e por isso o governo tentar destruir esse programa”. O discurso de que a previdência tem déficit não existe. O que precisamos é fazer auditoria da dívida pública e cobrar que o governo devolva o dinheiro que utilizou da previdência para executar seus programas.

Ainda pela manhã foi realizado debate dos temas abordados e esclarecidas dúvidas. No período da tarde foi realizada palestra com a assessoria jurídica do SINTPREVS/PA, Pedro Cavalero e Marco Apolo e do SINTEPP, Paulo Henrique. Os advogados explicaram sobre os Projetos de Lei Complementar  – PL 257, Projeto de Emenda à Constituição – PEC 241 e Reforma da Previdência. “Qualquer reforma que venha desse congresso é pior que o anterior e isso só vai piorar se o debate não sair dos sindicatos e não for para as ruas”, explicou. Segundo Apolo, em todos os cortes e economia que o governo vai fazer está centrada nos direitos dos trabalhadores e da sociedade como um todo. “Ninguém fala em cortar gastos com publicidade”, instigou.

O Comitê Regional em Defesa da Seguridade Social e dos Direitos dos Trabalhadores agendou reunião para a próxima quarta-feira (05), na sede do SINTEPP, para dar andamento às atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.