As Secretarias Jurídica e de Organização promoveram, neste sábado (06), Seminário Jurídico para tratar das situações sobre o PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, período em que o dinheiro economizado será canalizado para o pagamento da dívida pública e o PL 257, com medida que recai sobre os trabalhadores, os servidores, os serviços públicos e, especialmente, em áreas essenciais à população brasileira como a Educação e Saúde, além do debate sobre a reforma da Previdência que retiram direito dos trabalhadores. Durante a manhã foi realizada a leitura de textos informativos, comentários e esclarecimento de dúvidas acerca da legislação.
Os advogados Pedro Cavalero e Marco Apolo estiveram presentes na atividade contribuindo com as informações. Marco Apolo destacou a importância da participação da diretoria no debate. “Vocês estão de parabéns por estarem aqui hoje, porque é importante nós sentarmos com calma para discutir e esclarecer as dúvidas e todos os detalhes de cada medida que influencie na vida dos trabalhadores”, disse.
Na oportunidade foi destacada a necessidade de todos os diretores estarem instrumentalizados para combater o discurso do déficit da Previdência divulgado pelo governo. “A previdência é redistribuição de renda, então temos que ter clareza para não reproduzirmos o discurso do governo, porque apenas 1,5% da arrecadação vai para a assistência. Só se fala no rombo da Previdência e necessidade de cortes, mas não se fala em quanto vai para os banqueiros e para pagamento da dívida pública”, disse Darcy Lima.
Os diretores deliberaram também sobre encaminhamentos para que o sindicato possa marcar presença em todas as regiões do estado e garantir novos filiados. No período da tarde foi realizada a leitura do Regimento Interno do sindicato.