O SINTPREVS/PA vem a público repudiar a nomeação, por parte do governo interino e ilegítimo, de pessoas que não são servidoras do INSS para ocupar cargos de gerência do órgão. No último dia 19 de julho foi nomeado para a gerência executiva da instituição em Sergipe o vice-presidente do PRB.
A categoria entende que a Previdência Social deve ser gerida por servidores públicos de carreira da instituição, que são os mais qualificados – por terem um amplo conhecimento dos serviços e da legislação -, para exercerem a função, de acordo com o decreto 7556/11, que proíbe a nomeação de pessoas de fora do instituto.
Essa decisão de autorizar a nomeação de pessoas de fora do quadro do INSS, conforme Parágrafo 1° do artigo 2° da MP 731/2016, é prova de que a ingerência política vai se acentuar dentro da Previdência, o que prejudicará não só os servidores, mas também a população.
A FENASPS protocolou Ofício ao Ministério de Desenvolvimento Social, no dia 19, manifestando sua posição contra as nomeações de políticos em cargos de chefia do INSS. Com as mobilizações e organização da categoria, já sabemos que o governo recuou da nomeação do político no cargo. Mais uma vitória dos trabalhadores.
Hoje os trabalhadores de Sergipe paralisaram as atividades contra esse desmando do governo. A luta continua contra o desmonte da Seguridade Social.
Diretoria Colegiada do SINTPREVS/PA.