CONGRESSO NACIONAL APROVOU O PLANO PLURIANUAL (PPA 2016-2019) PREVENDO AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA COM PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL

No dia 16/12/2015, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei nº 6 (PLN 6/2015), que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2016 a 2019. O projeto acatou emenda proposta pelo Deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), que incluiu o item “Realização de auditoria da dívida pública com participação de entidades da sociedade civil“, dentro do objetivo “Aprimorar a gestão de receitas e despesas para garantir o equilíbrio fiscal“, do Ministério da Fazenda.

Apesar de não representar ainda a auditoria prevista na Constituição de 1988 (feita por meio de comissão mista, de deputados e senadores), já seria um passo importante para o acesso a documentos e a investigação do endividamento público, em um modelo parecido com o equatoriano.

A inclusão deste item no PPA pode ser observada na 210ª página do documento disponível no portal do Senado Federal (clique aqui para acessar o documento, de 981 páginas).

A apresentação desta emenda pelo deputado Edmilson ocorreu logo após sua participação no Seminário “A Corrupção e o Sistema da Dívida”, realizado em Brasília, dia 11/11/2015, como complemento do Seminário de mesmo nome, realizado em São Paulo, nos dias 30 e 31 de outubro de 2015.

Agora, o PPA segue para a análise da Presidência da República, que pode sancionar ou vetar a inclusão da auditoria da dívida. Acreditamos que este item deve ser sancionado, pois um veto seria algo extremamente danoso à transparência e ao acompanhamento pela sociedade de um gasto que consome mais de 40% do orçamento federal.

A Auditoria Cidadã da Dívida atuará junto ao Ministério da Fazenda, de modo a cobrar o cumprimento da lei, e reivindicando a participação na auditoria.

Fonte: Auditoria Cidadã da Dívida Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.