A Secretaria de Aposentados e Pensionistas da FENASPS, ao aproximar-se o dia 24 de Janeiro, dia do aposentado e pensionista, vem a público refletir sobre o momento em que vivemos e conclamar a todos para as lutas que enfrentaremos no decorrer de 2012.
Estar aposentado é uma nova etapa da vida, em que, depois de termos dedicado tempo precioso à construção do país, deveríamos estar recebendo homenagens e proventos que nos permitissem viver com dignidade e tranqüilidade, para poder continuar evoluindo, crescendo e ajudando o país.
No entanto, não se pode negar o flagelo imposto aos servidores e pensionistas aposentados.
O governo esqueceu a categoria dos aposentados e pensionistas. Para estes, não há reajuste salarial. A velha e surrada cantilena do Governo, da falta de dinheiro para conceder reajuste é mentirosa. O Brasil é uma das economias emergentes mais respeitadas do mundo, porém continua bastante injusto com os aposentados, exigindo destes maiores sacrifícios e arrastando-os para o poço dos excluídos.
Todos lembramos que Lula dizia, e agora Dilma repete, que a crise econômica era só lá fora e que nosso país não seria atingido. Em alguns momentos, chegaram a dizer que as conseqüências seriam “quase imperceptíveis”.
Nós, que somos aposentados, mães, pais, avós, vimos, através desta carta aberta, alertar os trabalhadores, a juventude e a população que, infelizmente, ao contrário do que se tentou passar, a atual crise internacional do capitalismo é gravíssima, que sabemos, afetará principalmente as áreas sociais como Saúde, Educação, Saneamento, Previdência Social, Concursos Públicos, Administração de Pessoal etc., ou seja, tudo para as multinacionais, os banqueiros e os patrões. Os responsáveis pela crise são os ricos, e eles é que têm que pagar por ela.
A FENASPS que tem se destacado na luta incessante e incansável pelos direitos dos aposentados e pensionistas, vem conclamar a todos os sindicatos estaduais, por respeito, dignidade e valor real para suas aposentadorias. 2012 será mais um ano de lutas no Congresso e junto ao Governo. Se parlamentares e governos gozam do privilégio de gordas aposentadorias por pouco tempo de serviço, nós aposentados, que trabalhamos a vida toda, merecemos muito mais.
Assim, acreditamos que a melhor comemoração, deve ser o envio de cartas, emails atividades em Brasília e nos estados e a utilização das redes sociais da internet tendo como alvo os parlamentares para que ponham um fim a esta situação crítica dos servidores aposentados. Afinal, este ano teremos eleições e depende de nós mantê-los ou não no Poder.
Estar aposentado é um momento de nossas vidas e não um momento de acomodação. Pense nisto! Venha participar das atividades da FENASPS em prol dos nossos direitos!
Secretaria de Aposentados da FENASPS
Ana Lago, Regina Célia e Regina Lacerda
Direção Colegiada