A Diretoria Colegiada do SINTPREVS/PA iniciou 2014, cheio de gás para travar uma luta em prol da categoria e dos cidadãos em todo o Estado. As conquistas e avanços não foram poucos. Cada mês foi marcado por uma luta importante.
Logo no início do ano os servidores das Agências da Previdência Social (APS) e do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS) realizaram mobilização por melhores condições de trabalho e denunciaram a situação de caos vivenciada nos locais de atendimento ao público.
Após as mobilizações e denúncias os diretores realizaram vistorias em URES e UMES para elaboração de um relatório. Na oportunidade os trabalhadores foram ouvidos. O documento produzido foi apresentado em reunião com os secretários Municipal e Estadual para reivindicar soluções.
Durante todo o ano os aposentados foram inclusos na programação com atividades mensais de terapia ocupacional e palestras para debater sobre temas de atualidade. E é claro que não poderia faltar festinhas e comemorações. Houve confraternizações referentes ao Dia do idoso, festa junina, círio e muito mais.
Em maio os Servidores Públicos Federais foram às ruas para o Dia Internacional de Luta. O evento reuniu diversas entidades de classe e foi marcado por momentos culturais e de manifestações. Após 15 dias os trabalhadores do NEMS e das GEXBEL paralisaram as atividades, mais uma vez para pedir melhores condições de trabalho.
E ainda em clima de indignação e protesto contra o governo Dilma, no mês seguinte, os Servidores interromperam o discurso da Presidente, durante o evento promovido pelo Governo Federal, quando Dilma veio à Belém para fazer a entrega de máquinas financiadas pelo PAC 2. Os gritos de ordem marcaram a luta contra os altos investimentos e desvio de recursos para o país sediar a COPA e para que fosse reaberto o processo de negociação com os trabalhadores.
E como o sindicato não vive apenas de manifestações e das ruas, é necessário se atualizar sobre a conjuntura, os principais acontecimentos e se capacitar politicamente, sindicalistas do Ministério da Saúde do Pará participaram da IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em junho. No mesmo mês, representantes da diretoria colegiada estiveram em São Paulo para participar do Encontro Nacional dos Trabalhadores da Seguridade e Seguro Social e da Plenária Nacional promovida pela FENASPS. O encontro foi realizado com o objetivo de construir plataforma de lutas e resoluções para o segundo semestre de 2014, que foram aprovadas durante Plenária Nacional.
Integrando as atividades da sociedade civil em geral, o SINTPREVS/PA apoiou do evento de Lançamento da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, realizado na Câmara dos Vereadores. O sindicato também foi signatário junto com outros sindicatos e movimento sociais no abaixo assinado para a Anistia Internacional.
O segundo semestre do ano já iniciou com os servidores na luta. O sindicato esteve na APS Castanhal para mobilizar por melhores condições de trabalho. A atividade foi realizada em vários momentos, quando a diretoria colegiada do sindicato reuniu com os trabalhadores, depois foi realizada paralisação e denuncia à população e à imprensa sobre as péssimas condições de trabalho, falta de servidores, entre outros. Em setembro os servidores da APS Castanhal reuniram com representantes da GEXBEL. Durante a reunião foi apresentada a falta de estrutura do local e a solicitação da manutenção do turno estendido.
No mesmo mês, mais uma vez em luta junto com a sociedade civil, o SINTPREVS/PA foi às ruas para o 20º Grito dos Excluídos, que teve como tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”. Enquanto isso, outros diretores participavam de reunião do Grupo de Trabalho da Seguridade, em Brasília, promovido pela FENASPS. Além do Pará, o evento contou com representantes de sindicatos de outros estados. A pauta da reunião foi a construção da carreira da seguridade, previdência, saúde e trabalho, no qual foi elaborada uma minuta com contrapropostas da FENASPS de estruturação da carreira a ser entregue no Ministério do Planejamento.
Em setembro o sindicato participou ainda do Seminário Jurídico Nacional da Fenasps, onde foi possível buscar e atualizar a situação de processos que estão na justiça, além de debater os casos de Aposentadoria Especial (MI 880 e SV 33), PEC 50/2012, que modifica a Emenda Constitucional 47/2005. Durante todo o ano o sindicato conquistou o pagamento retroativo para mais de 30 servidores da Paridade I e II de da ação de 28%.
Em novembro Belém vivenciou momentos de tristeza em decorrência da chacina ocorrida em diversos bairros, quando mais de 10 pessoas foram mortas. Mais uma vez a sociedade foi às ruas para pedir justiça. O Sindicato se juntou a essa luta e participou do ato que cobrou a instalação da CPI das Milícias no Estado.
Durante todo o ano a diretoria colegiada trabalhou para conquistar novos filiados. Diversos locais de trabalhos de vários Municípios do Estado foram visitados para a mobilização da Campanha Filiação.
O último mês do ano foi marcado por diversas reuniões que encerraram as atividades e deixaram encaminhamentos e metas para o próximo ano. O GT da Seguridade promoveu o tradicional encontro mensal, onde foram debatidas as situações dos locais de trabalho. Ao final da atividade foi realizada uma leitura de motivação para estimular os participantes para o ano de 2015, o que resultou num abraço coletivo de felicitações.
A Diretoria Colegiada deseja que o Ano Novo nos possibilite renovar as forças para continuarmos na luta em busca de melhores condições de trabalho e por um país mais justo.
Filie-se ao SINTPREVS/PA, porque juntos somos mais fortes!.