Confira a nossa Retrospectiva de 2014!

A Diretoria Colegiada do SINTPREVS/PA iniciou 2014, cheio de gás para travar uma luta em prol da categoria e dos cidadãos em todo o Estado. As conquistas e avanços não foram poucos. Cada mês foi marcado por uma luta importante.

Logo no início do ano os servidores das Agências da Previdência Social (APS) e do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS) realizaram mobilização por melhores condições de trabalho e denunciaram a situação de caos vivenciada nos locais de atendimento ao público.

1
GEXBEL em luta por melhores condições de trabalho

Após as mobilizações e denúncias os diretores realizaram vistorias em URES e UMES para elaboração de um relatório. Na oportunidade os trabalhadores foram ouvidos. O documento produzido foi apresentado em reunião com os secretários Municipal e Estadual para reivindicar soluções.

Reunião do SINTPREVS/PA com Secretário Estadual de Saúde, Hélio Franco
Reunião do SINTPREVS/PA com Secretário Estadual de Saúde, Hélio Franco

Durante todo o ano os aposentados foram inclusos na programação com atividades mensais de terapia ocupacional e palestras para debater sobre temas de atualidade. E é claro que não poderia faltar festinhas e comemorações. Houve confraternizações referentes ao Dia do idoso, festa junina, círio e muito mais.

3
Confraternização da Secretaria de Aposentados
4
Festa Junina dos Aposentados

Em maio os Servidores Públicos Federais foram às ruas para o Dia Internacional de Luta. O evento reuniu diversas entidades de classe e foi marcado por momentos culturais e de manifestações. Após 15 dias os trabalhadores do NEMS e das GEXBEL paralisaram as atividades, mais uma vez para pedir melhores condições de trabalho.

5
Trabalhadores em luta no Dia 1 de Maios
7
Trabalhadores do INSS em Paralisação
6
Trabalhadores da Seguridade Social em Paralisação

E ainda em clima de indignação e protesto contra o governo Dilma, no mês seguinte, os Servidores interromperam o discurso da Presidente, durante o evento promovido pelo Governo Federal, quando Dilma veio à Belém para fazer a entrega de máquinas financiadas pelo PAC 2. Os gritos de ordem marcaram a luta contra os altos investimentos e desvio de recursos para o país sediar a COPA e para que fosse reaberto o processo de negociação com os trabalhadores.

Servidores
Servidores em Protesto durante discurso da presidenta em Belém

E como o sindicato não vive apenas de manifestações e das ruas, é necessário se atualizar sobre a conjuntura, os principais acontecimentos e se capacitar politicamente, sindicalistas do Ministério da Saúde do Pará participaram da IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em junho. No mesmo mês, representantes da diretoria colegiada estiveram em São Paulo para participar do Encontro Nacional dos Trabalhadores da Seguridade e Seguro Social e da Plenária Nacional promovida pela FENASPS. O encontro foi realizado com o objetivo de construir plataforma de lutas e resoluções para o segundo semestre de 2014, que foram aprovadas durante Plenária Nacional.

9
IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
10
Encontro Nacional dos Trabalhadores da Seguridade e Seguro Social

Integrando as atividades da sociedade civil em geral, o SINTPREVS/PA apoiou do evento de Lançamento da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, realizado na Câmara dos Vereadores. O sindicato também foi signatário junto com outros sindicatos e movimento sociais no abaixo assinado para a Anistia Internacional.

13 11 12

O segundo semestre do ano já iniciou com os servidores na luta. O sindicato esteve na APS Castanhal para mobilizar por melhores condições de trabalho. A atividade foi realizada em vários momentos, quando a diretoria colegiada do sindicato reuniu com os trabalhadores, depois foi realizada paralisação e denuncia à população e à imprensa sobre as péssimas condições de trabalho, falta de servidores, entre outros. Em setembro os servidores da APS Castanhal reuniram com representantes da GEXBEL. Durante a reunião foi apresentada a falta de estrutura do local e a solicitação da manutenção do turno estendido.

15 14

No mesmo mês, mais uma vez em luta junto com a sociedade civil, o SINTPREVS/PA foi às ruas para o 20º Grito dos Excluídos, que teve como tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”. Enquanto isso, outros diretores participavam de reunião do Grupo de Trabalho da Seguridade, em Brasília, promovido pela FENASPS. Além do Pará, o evento contou com representantes de sindicatos de outros estados. A pauta da reunião foi a construção da carreira da seguridade, previdência, saúde e trabalho, no qual foi elaborada uma minuta com contrapropostas da FENASPS de estruturação da carreira a ser entregue no Ministério do Planejamento.

Em setembro o sindicato participou ainda do Seminário Jurídico Nacional da Fenasps, onde foi possível buscar e atualizar a situação de processos que estão na justiça, além de debater os casos de Aposentadoria Especial (MI 880 e SV 33), PEC 50/2012, que modifica a Emenda Constitucional 47/2005. Durante todo o ano o sindicato conquistou o pagamento retroativo para mais de 30 servidores da Paridade I e II de da ação de 28%.

16

Em novembro Belém vivenciou momentos de tristeza em decorrência da chacina ocorrida em diversos bairros, quando mais de 10 pessoas foram mortas. Mais uma vez a sociedade foi às ruas para pedir justiça. O Sindicato se juntou a essa luta e participou do ato que cobrou a instalação da CPI das Milícias no Estado.

17

Durante todo o ano a diretoria colegiada trabalhou para conquistar novos filiados. Diversos locais de trabalhos de vários Municípios do Estado foram visitados para a mobilização da Campanha Filiação.

20

O último mês do ano foi marcado por diversas reuniões que encerraram as atividades e deixaram encaminhamentos e metas para o próximo ano. O GT da Seguridade promoveu o tradicional encontro mensal, onde foram debatidas as situações dos locais de trabalho. Ao final da atividade foi realizada uma leitura de motivação para estimular os participantes para o ano de 2015, o que resultou num abraço coletivo de felicitações.

18 19

A Diretoria Colegiada deseja que o Ano Novo nos possibilite renovar as forças para continuarmos na luta em busca de melhores condições de trabalho e por um país mais justo.

Filie-se ao SINTPREVS/PA, porque juntos somos mais fortes!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.