A diretoria colegiada do SINTPREVS/PA esteve, no último dia 28, em reunião com a Secretária Municipal de Saúde, Maria Selma Alves. A reunião teve por objetivo apresentar os problemas enfrentados pelos servidores do MS que são cedidos ao município. A pauta da reunião abordou tanto os problemas estruturais das unidades de saúde, que dificultam a qualidade e a saúde do trabalhador e dos usuários da rede municipal, como também o tratamento dados aos servidores.
Segundo o SINTPREVS/PA as vistorias detectaram prédios completamente deteriorados e inadequados. Na unidade de saúde da Tavares Bastos quando chove são colocados baldes pelo chão, por conta das goteiras e a sala de curativo está há mais de cinco anos sem funcionamento, porque não tem estrutura. A unidade de saúde da Marambaia possui graves problemas elétricos, além da cisterna exposta à contaminação. Na unidade da Sacramenta, a sala de vacinação está sem funcionamento.
O Sindicato apresentou também as dificuldades dos servidores cedidos ao município, tendo em vista que o Ministério da Saúde possui um regimento diferente do Estado e do Município. O SINTPREVS/PA esclareceu ainda à secretária sobre a importância da gestão encaminhar a avaliação de desempenho ao MS para que os servidores não sejam prejudicados.
Na oportunidade, a diretoria colegiada protocolou o relatório de vistoria física realizado nas unidades de saúde da Marambaia, Terra-Firme e Tavares Bastos.
De acordo com a secretária de saúde, serão tomadas providências no que se refere ao tratamento dos servidores cedidos pelo MS. “Iremos fazer palestras com os gerentes e diretores das unidades a partir de abril”. Em relação às obras, a secretária justificou o sucateamento dos locais com a má gestão do governo anterior e apresentou as unidades já reformadas pela atual administração, que segundo ela, já chega a 12 unidades com equipamentos novos como computadores e ambulâncias.
Na próxima quinta-feira (03), o SINTPREVS/PA reúne com o Secretário Estadual de Saúde, Hélio Franco.