A greve da Seguridade Social já passou de 45 dias e os servidores da categoria prometem mais mobilização. Em assembleia do Comando Nacional de Greve desta quinta-feira, 2 de agosto, os representantes das entidades que congregam servidores públicos de várias categorias do funcionalismo federal aprovaram mobilizações com panelaço nos próximos dias 3 e 6 de agosto, sexta e segunda-feira, respectivamente.
Na manhã desta sexta, dia 3, a mobilização acontece na porta principal da sede nacional do Ministério da Saúde, local onde os servidores em greve fazem piquete desde 18 de junho.
Já na segunda, 6 de agosto, o panelaço deve parar a Esplanada dos Ministérios, já que os servidores sairão de passeata do Ministério da Saúde em direção ao Bloco K do Ministério do Planejamento passando pelo Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, palco de várias manifestações dos trabalhadores durante esta greve.
O objetivo dos atos é pressionar a presidenta Dilma Rousseff e a ministra Miriam Belchior a atender as reivindicações dos servidores da Saúde, que pedem que seja respeitado o documento que teve assinatura do próprio ministro da pasta, Alexandre Padilha, equiparando as tabelas salariais da Seguridade Social com a carreira do Seguro Social.
Pressão também sobre parlamentares
Ainda na semana que vem, na terça-feira, 7 de agosto, vários servidores farão uma manifestação logo pela manhã, para cobrar dos parlamentares que estão de volta do recesso parlamentar – encerrado nessa quarta, 1° de agosto – o compromisso de incluir aumentos
salariais para a carreira da Seguridade Social ainda no Orçamento de 2013.
Escrito por Pedro Mesidor.