Imagem padrão para notícia sintprevs, exibe um fundo branco com o logo do sindicato centralizado ao meio.

17 de Maio – Dia internacional contra a Homofobia, a Lesbofobia e Transfobia

Milhões de pessoas comemoram IDAHO 2012 em todo o mundo

A apenas três dias para o Dia Internacional contra a Homofobia, a Lesbofobia e a Transfobia (IDAHO, na sigla em inglês), que comemora em 17 de maio próximo, tem-se mostrado um apoio sem precedentes por parte de ativistas e organizações do mundo inteiro, em uma demonstração global de solidariedade pela eliminação da perseguição e da discriminação contra as pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans) que lamentavelmente ainda é prática comum em muitos países. Em todos os continentes, milhões de pessoas estão se mobilizando para comemorar o DIA, em que espera-se que mais de 100 países realizem todo tipo de eventos, ações e atividades.

Em alguns países onde ainda vigoram legislações e práticas que condenam pessoas por sua orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, ativistas estão assumindo uma postura desafiante, e ao fazê-lo colocam em risco inclusive suas próprias vidas em busca de mudanças. Em Camarões, por exemplo, onde a mobilização é particularmente difícil e perigosa, as organizações de direitos humanos desenvolveram com valentia um amplo programa de ação na cidade de Yaundé, que inclui um seminário para ativistas LGBT, uma conferência pública com fóruns temáticos e uma noite cultural.

 

Ativistas de alguns países comemoram com orgulho o primeiro IDAHO de sua nação – é o caso da Birmânia e do Haiti, países tradicionalmente hostis em relação a pessoas LGBT, onde grupos realizarão diversos eventos este ano, como marchas e atividades culturais.

Ressaltando a importância da igualdade de direitos para as pessoas LGBT, a Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, gravou um vídeo para o IDAHO deste ano, que pode ser visto em: http://www.dayagainsthomophobia.org/UN-High-Commissioner-for-Human,1467 . Ela faz um chamado pela eliminação das leis discriminatórias e práticas discriminatórias, e pedindo aos países que “castiguem a violência e o ódio, não o amor”.

Os países da América Latina não são excessão nesta comemoração global. Argentina, Bolivia, Brasil, México, Paraguai, Peru, Equador e Chile são alguns dos países em que haverá atividades em razão do IDAHO, com muitas e diversos tipos de ações.

Este ano, o tema de IDAHO está enfocado na luta contra a discriminação NA e ATRAVÉS DA educação, confrontando o impacto devastador do bullying homofóbico, lesbofóbico e transfóbico nas escolas. No marco desta campanha, numerosas iniciativ foram planejadas e estão sendo realizadas, abarcando desde concursos e todo tipo de eventos entre estudantes e comunidad educativas até pesquisas, painéis, lançamentos de publicações, entre outras, realizados pela mais ampla gama de organizações qu vão desde grupos LGBT até sindicatos de docentes, universidades e instituições estatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*