Encontro Estadual reúne trabalhadores para debate sobre carreira do Serviço Social e INSS digital

O Encontro Estadual do Serviço Social/INSS-PA e Debate sobre INSS-Digital reuniu trabalhadores do Pará, nesta sexta-feira (20), no hotel Sagres, em Belém. A atividade foi iniciada com mesa sobre conjuntura, composta por Ana Lúcia Ribeiro, Diretora da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – (FENASPS) / Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Previdência, Saúde, Trabalho e Assistência Social no Estado do Pará (SINTPREVS/PA); Maria Rocha, Presidenta do Conselho Regional de Serviço Social do Pará (CRESS/PA 1ª Região); Darcy Vaz Lima, responsável Técnica do Serviço Social Gerência Executiva de Belém (GEXBEL) / Diretora do SINTPREVS/PA; Carlos Santos, diretor do SINTPREVS/PA e Cícero Nogueira Silva Neto, técnico do Seguro Social da Agência da Previdência Social Areia Branca/RN.

Durante a manhã a categoria acompanhou a palestra sobre Reestruturação produtiva no mundo do trabalho e suas reflexões contemporâneas para o INSS, ministrada por Cícero Nogueira Silva Neto, técnico do Seguro Social da Agência da Previdência Social Areia Branca/RN. Cícero destacou todos os entraves do INSS Digital e Teletrabalho e ainda as estratégias do governo em criar cada vez mais obstáculos para que o segurado chegue ao servidor. “A política desse governo é do pão e circo e de divisão da classe trabalhadora. Imagine o que é privar o trabalhador que não tem acesso à internet e telefone de receber uma informação na agência”, afirmou. Para ele, o INSS digital e o teletrabalho trazem duas ilusões, o fim das filas nas agências e o fim do excesso de trabalho, mas são ilusões, porque as filas se tornam virtuais e o trabalhador passa a atuar dentro da sua casa sem possibilidade de gozar da convivência familiar e de lazer. “Nós temos registros de pessoas mandando mensagem domingo duas horas da manhã pedindo pra tirar dúvida enquanto trabalhava em casa”, conta.

Para Cícero o encontro trouxe debate importante seguindo a luta nacional sobre o que é e para que serve o INSS digital. “Essa imposição do governo desrespeita o acordo de greve e impõe uma nova dinâmica com diminuição do acesso da população aos benefícios previdenciários”.

No período da tarde os trabalhadores assistiram a palestra de Viviane Aparecida Peres, representante da Comissão Nacional de Assistentes Sociais da FENASPS, sobre o contexto atual de regressão de direitos e seus impactos para o Serviço Social no INSS nos últimos anos: ações concretas, desafios e possibilidades de luta e resistência. A assistente Social falou da importância dos trabalhadores demonstrarem de que lado estão e se posicionares diante das retiradas de direito. “Nós estamos vivendo hoje um ataque aos serviços previdenciários, que está ligado aos ataques à Previdência. A Previdência sempre é alvo de reformas em momentos de crise, porque ela é a maior política pública do país”, disse. Na opinião de Viviane, o Pará tem organizado as lutas de maneira intensa. “Aqui a categoria está bem organizada na resistência em todas as medidas que vem acontecendo. Esse encontro abordou temas importantes e encaminhou a pauta de enfrentamento para o encontro nacional de Serviço Social, em Brasília”. O encontro será nos dias 26 e 27 de maio.

Celiane Gomes Guedes, responsável Técnica de Marabá, avaliou que o e INSS está passando por muitas mudanças institucionais e de perdas de direitos, que prejudicam o trabalho e a autonomia dos trabalhadores. “É importante compartilhar o que está acontecendo. Isso possibilita um fortalecimento para levar o debate para o nacional, além disso, posso levar mais informações para partilhar com os colegas de Marabá”, afirmou.

Para a diretora do SINTPREVS/PA, Darcy Vaz, o Encontro foi uma prévia do que será discutido nacionalmente. “Hoje a atividade foi muito positiva. Nós contamos com a participação dos colegas do interior e de representantes das 3 gerências do Pará (Marabá, Santarém e Belém)”, avaliou. Entre outras deliberações, os servidores firmaram participações do ato no próximo dia 24, quando trabalhadores de todo o Brasil realizarão o Dia Nacional de Luta, contra o desmonte do Serviço Público. Em Belém o SINTPREVS/PA estará com dois pontos de concentração na cidade: Na Gerência Executiva do INSS em Belém (GEXBEL), a partir de 7h, e no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS), também às 7h.

SEM MOVIMENTO NÃO HÁ LIBERDADE!

Confira as fotos do evento abaixo.