Centenas de trabalhadores, estudantes e integrantes de movimentos sociais participaram, na manhã desta sexta-feira (31), do Ato Unificado contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. A mobilização foi realizada em todo o país. Em Belém, os participantes se concentraram no Mercado de São Brás e saíram em caminhada para a Secretaria de Estado de Administração (SEAD).
A servidora do INSS, Eliana Alfaia, conta que está presente em todos os atos promovidos na cidade para barrar as reformas e qualquer retirada de direitos. “A gente fica preocupada em como será no futuro, meus filhos, e eu enquanto mulher também, já que nossos direitos são ainda mais alterados. Atualmente, muitos segurados não conseguem nem os 15 anos de contribuição e se aumentar esse tempo, o que é fora da realidade do povo, principalmente dos trabalhadores rurais, muitos não conseguirão se aposentar”, declarou Eliana. A servidora do INSS esteve no ato junto com o marido e destacou que é importante a participação de todos. “Participo desta manifestação com minha família porque não queremos nenhum direito a menos e quem puder deve ir à luta e participar também para que a reforma não seja aprovada”.
Para o diretor Antônio Maués, é dever da sociedade estar nas ruas para combater o golpe contra o trabalhador e a retirada de direitos sociais. “Estamos chamando a unificação para barrar esse assalto aos direitos dos trabalhadores. Um grupo de corruptos tomou poder através do golpe parlamentar. Não para melhorar a nação, mas para tirar direitos dos trabalhadores conquistado com muita luta, suor e sangue. Não podemos deixar isso passar”, disse.
A manifestação percorreu a av. Almirante Barroso até a travessa do Chaco. A avenida ficou interditada por alguns minutos, onde as entidades presentes realizaram discursos contra o governo Temer e as retiradas de direitos.
As centrais sindicais e trabalhadores estão mobilizando a sociedade para integrarem greve geral a partir de 28 de abril. Durante a próxima semana serão realizadas outras atividades promovidas pela Frente Estadual contra a reforma da Previdência e Trabalhista. Confira a agenda:
*03/04 – Plantão no aeroporto para abordagem de parlamentares;
*04/04 – reunião da Frente Estadual Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista, as 14h, no SINASEFE.