Nesse sábado, 7 de março, a Fenasps realizou encontros setoriais e Plenária Nacional, nos quais foram debatidas diversas propostas que culminaram na aprovação de indicativo para realização de atividades em todo o país.
Pela manhã, a federação realizou Debate Geral sobre a Reforma Administrativa e Previdenciária – Análise de Conjuntura, com todos os participantes dos Encontros Setoriais, onde foram debatidas as medidas provisórias e seus impactos no INSS e nos demais setores do Serviço Público, com a participação do assessor jurídico da FENASPS, Dr. Marcelo Trindade de Almeida.
A exposição do Dr. Marcelo Trindade, transmitida ao vivo para todo o país (disponível no player acima ou neste link), foi fundamental para os debates dos encontros específicos setoriais, que encaminharam as resoluções, debatidas e aprovadas na Plenária Nacional. Confira aqui o álbum de fotos dos eventos.
A plenária foi instalada no início da noite do dia 7 de março, com a presença dos delegados e delegadas, representantes de 15 estados (CE – ES – GO/TO – MG – MS – PA – PR – RJ – RN – RS – SC – SP e as oposições sindicais de BA e DF), que aprovaram o Plano de Lutas (fotos abaixo), com indicativo para realização atividades em todo o país.
Confira abaixo as resoluções centrais:
1. Fortalecer as grandes agendas de lutas marcadas para os dias 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, e 14 de março, Dia de mobilização por justiça pelo assassinato de Marielle;
2. Indicar a construção da Greve Unificada dos Servidores Públicos Federais no dia 18 de março, Campanha Salarial 2020, contra os ataques da Reforma Administrativa, militarização do INSS e a reforma Previdenciária, rumo à construção da Greve Geral!;
3. Participar das atividades unificadas dos SPFs e Centrais Sindicais contra o desmonte do Estado e nas lutas por direitos trabalhistas e contra as privatizações;
4. Exigir do governo o cumprimento do acordo de greve de 2015, com a seguinte pauta:
a) Implantação de Plano de Carreira com a incorporação das gratificações e implantação de adicional de qualificação;
b) Nova tabela de Progressão Funcional que contemple todos os servidores que estão em atividade profissional;
c) Exigir melhores condições de trabalho, com implantação de programas de prevenção a saúde do trabalhador e realização imediata de exames periódicos;
d) Exigir a Realização de Concurso Público até primeiro semestre de 2020.
Confira aqui a íntegra do relatório da Plenária.
Ato do Dia da Mulher muda programação
Visando a participação do ato do Dia da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, a Fenasps seguiu uma programação diferente nas suas atividades. A praxe é que os encontros setoriais da base da federação – Seguro Social (INSS), Seguridade Social (CPST) e Anvisa – sejam realizados aos sábados, precedendo a Plenária Nacional no domingo seguinte.
Porém, desta vez a plenária foi realizada ainda na noite do sábado, 7 de março, para que todos pudessem participar do grande ato previsto nesse domingo em Brasília, que também ocorreu em pelo menos outras 22 capitais e diversas cidades do interior do país.
Os representantes da Fenasps e de sindicatos estaduais de ES, CE, GO/TO, MG, PA, PR, SC, RJ, RN, RS e SP, e das oposições sindicais da BA e do DF, acompanharam a marcha junto de diversos movimentos de mulheres, outras entidades sindicais, e movimentos de trabalhadoras do campo e da cidade, além de estudantes e ativistas LGBTI.
Veja como foi o ato do Dia da Mulher, realizado nesse domingo, 8 de março, em Brasília.
Ainda, um vídeo (confira neste link) foi editado para marcar a data e homenagear as mulheres de todo o mundo, saudando as diretoras e conselheiras fiscais da federação, bem como suas funcionárias.