Imagem padrão para notícia sintprevs, exibe um fundo branco com o logo do sindicato centralizado ao meio.

Sindicatos realizam debate sobre a dívida pública brasileira

Ocorreu na noite desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Belém, o debate “O povo não pode pagar pela crise. Auditoria da Dívida Já!”, com a participação de Rodrigo Ávila, membro da Auditoria Cidadã da Dívida. Este debate foi organizado pelo SINTPREVS, SINTEPP e SINTSEP.

Em sua exposição, Rodrigo mostrou um quadro dos gastos do governo federal, e afirmou que o recente corte de 55 bilhões realizado por Dilma no orçamento da União acaba por retirar dinheiro das áreas sociais com intuito de fazer superavit primário para o pagamento da dívida. Ainda segundo ele, nunca na história do Brasil houve um corte tão grande como este.

O governo tem negado qualquer reajuste aos servidores usando como argumento a lei de responsabilidade fiscal. Argumentam que para isso ocorrer, deve-se indicar de onde vem a receita para tais reajustes. No entanto, segundo Rodrigo, para os gastos com o pagamento da dívida não se faz necessário respeitar esta lei. “Essa é a lei da IRRESPONSABILIDADE fiscal”, disse ele.

Entre as diversas medidas de arrocho realizadas por Dilma, Rodrigo citou além da ausência de reajustes aos servidores, diversos projetos de privatização entre eles o mais recente, o PL 1992/07, que privatiza a previdência pública dos trabalhadores brasileiros.

Tudo isso num momento de extrema necessidade de ampliação dos serviços públicos, em função dos altos índices de pobreza, fome, analfabetismo e desemprego. Segundo Rodrigo, “A dívida impede a vida digna e o atendimento aos direitos humanos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.