Imagem padrão para notícia sintprevs, exibe um fundo branco com o logo do sindicato centralizado ao meio.

Na luta pela educação e em defesa dos serviços públicos, três mil marcham na Esplanada dos Ministérios contra medidas temerosas do governo

1

Mais de três mil trabalhadores e estudantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios na tarde da última quinta-feira, 16 de junho, seguindo a programação do Dia Nacional de Lutas convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Da Fenasps, participaram representação dos sindicatos de PA, PR, SC e SP e das oposições sindicais da BA e do DF.

Enfrentando um forte sol na capital federal, os trabalhadores percorreram o trecho entre o Museu Nacional e o Ministério da Educação, fazendo uma saudação aos trabalhadores rurais que se reuníam no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e uma breve parada em frente ao Ministério do Planejamento.

Dentre as principais bandeiras de luta estavam a revogação imediata das Medidas Provisórias (MPs) 726 e 731, ambas de 2016, que extinguem e aglutinam vários ministérios e acabam com várias funções de chefias e cargos comissionados, respectivamente. Os trabalhadores também pediram a aprovação urgente dos Projetos de Lei da Câmara n° 33 e n° 35 (antigos PL 4250 e PL 4252, ambos de 2015), frutos dos acordos de greve assinados em 2015 e gritaram palavras de ordem contra o presidente interino Michel Temer e todos corruptos e reacionários do Congresso Nacional, pedindo eleições gerais.

Ocupação no ex-MTPS, em Brasília, e em várias APS Brasil afora

A Fenasps também marcou presença na ocupação, feita por cerca de dois mil trabalhadores, do prédio onde era sediado o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), em Brasília, onde atualmente ficam os ministérios do Trabalho e da Fazenda. Em suas grande maioria rurais, os trabalhadores carregavam em suas bandeiras mensagens contra o fim dos ministérios da Previdência e do Desenvolvimento Agrário, também desmontado por medida do governo de Michel Temer, que junto-o com o Ministério de Desenvolvimento Social.

 

2

3 4

Em diversas partes do país também ocorreram ocupações em Agências da Previdência Social (APS) e Gerências Executivas do INSS (GEX), nos estados SC – PR – SP – DF – SE – PE – MG -AL – RN – CE – PI – RJ- AM – RS – PB- BA – PA. Durante o dia 16 quase 100 APS estiveram ocupadas em nível nacional. Não recebemos ainda informações do AP – AC – RO – MT – MS – TO – MA. Ainda assim, o dia 16 de junho está marcado como o maior movimento de ocupação das unidades do INSS em todo o país.

Veja mais fotos da marcha dos trabalhadores e estudantes

 

10 11

12 14

15 16

18 19

 

31 32

 

20 21

33 33

35 36

37 38

39 40

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*