Imagem padrão para notícia sintprevs, exibe um fundo branco com o logo do sindicato centralizado ao meio.

1⁰ Delegacia Sindical de Base: a força do sindicato está em nossas mãos!

O Congresso de Fundação da 1⁰ Delegacia Sindical de Base do SINTPREVS, que abrange as cidades de Paragominas, Capanema, Benevides, Santa Izabel, São Miguel do Guamá, Bragança e Castanhal foi realizado na última sexta-feira (27), no Auditório da SESPA em Castanhal.

Logo pela manhã, após a leitura e aprovação do regimento interno do Congresso e uma breve saudação dos convidados, entre eles, Carlos Martins (Executiva da FENASPS) e Raiza (representante do Centro Regional de Saúde) foi dado início à mesa sobre conjuntura realizada pela companheira Professora Araceli Lemos, e pelo representante da Intersindical, Marcos Soares.

Em sua exposição, Araceli demonstrou a importância do debate conjuntural e falou sobre a atual crise econômica: “A crise global está longe do fim, ao contrário do que a propaganda nos faz crer. É uma crise profunda, do próprio sistema capitalista, que só avança e acumula se for às custas da dor da maioria”.

Além disso, Araceli criticou os gastos do orçamento federal que destina quase metade de seu orçamento para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública, destinando apenas 2,99% para a educação e 4,07% para a saúde pública no último ano, demonstrando a falta de investimentos em áreas estratégicas para a superação das desigualdades do país.

Marcos Soares falou sobre os diversos projetos que estão tramitando nas instâncias governamentais, como a quebra da paridade, que faz com que o salário dos aposentados seja quase metade do de um funcionário da ativa.

Em seguida, Iranilda Coutinho, chefe do SEGEP/MS falou sobre a avaliação de desempenho dos servidores federais. Vários presentes se manifestaram após a exposição, criticando a falta de projetos de qualificação e ausência de uma clara definição sobre as funções dos servidores.

 

Voltando do almoço, Fátima e Antonio Maues expuseram os debates que tem sido realizados no GT da carreira, grupo de trabalho organizado pelo sindicato para analisar as planilhas salariais e diversos projetos de leis que só reforçam a precarização do trabalho no Ministério da Saúde e INSS. Em seguida, diversos servidores se agregaram ao GT que deve realizar reunião em Castanhal, ainda sem data definida.

Para finalizar o encontro, ocorreu a eleição da direção da Delegacia de Base, cuja chapa foi aclamada por unanimidade, dando início à primeira gestão da Delegacia Sindical de Base do SINTPREVS.

[nggallery id=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*