Não há vacinas há pelos menos três semanas na Unidade de Saúde da Marambaia, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, e os pacientes são orientados a procurar outra unidade. “Me disseram que a sala está em manutenção e me mandaram procurar a Uepa (Unidade de Saúde Escola da Universidade do Estado do Pará), o Ipamb (Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém) ou o Sesi”, contou a dona de casa Regiane Costa, que tentava vacinar o filho, Cauê, 5 meses.
A atendente Miriam Souza relatou que vinha do Satélite, onde também não há vacina. “Agora vamos tentar a Uepa”, disse. Alguns usuários se queixaram de informações desencontradas na Unidade. “Alguns (funcionários) dizem que a sala de vacinas está em manutenção, outros que não tem medicamento. A gente não sabe em que acreditar. O jeito é procurar outro lugar”, comentou Robson Gomes, que acompanhava a esposa, Liliane, e a filha, Lívia, que precisava repetir a aplicação da vacina BCG.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), responsável pela unidade, informou que a sala de vacinação precisou ser fechada temporariamente devido às constantes oscilações na rede elétrica. A Sesma alega que o transformador interno da unidade foi afetado, danificando o equipamento de refrigeração onde as vacinas são armazenadas. De acordo com a Secretaria, os pacientes que chegam à Unidade estão sendo enviados à UMS Tavares Bastos, na Marambaia. A Sesma informou também que está providenciando outro equipamento.
Fonte: O Liberal