1ª reunião do Fórum dos trabalhadores do MTE delibera por Dia Nacional de Luta em 15 de setembro

Reunião aconteceu na sede do Sinait, nesta quinta, 28 de agosto
Reunião aconteceu na sede do Sinait, nesta quinta, 28 de agosto

O Dia Nacional de Luta contra o SUT acontecerá no dia 15 de setembro. Esta foi a principal deliberação da 1ª reunião do Fórum Permanente dos Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (FNPS/MTE), realizada nesta quinta-feira, 28 de agosto.

A mobilização acontecerá nas sedes das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), e pretende reunir servidores, trabalhadores e sindicalistas para protestarem contra o Sistema Único do Trabalho (SUT), cuja proposta foi rejeitada pelos trabalhadores, seguindo orientação doseminário organizado pela Fenasps e outras entidades no início de agosto.

No dia da mobilização, os trabalhadores do MTE foram convocados a colocar faixas chamando atenção para o desmonte do ministério, alertando aos trabalhadores e à sociedade para evitar as mudanças negativas que poderão ser implementadas com a aprovação do Sistema, dizendo “Não ao SUT”.

O Fórum recomenda que as entidades representantes dos servidores do MTE, em suas bases, se reúnam para organizar e divulgar o movimento entre a categoria. Esta iniciativa será reforçada nos comunicados internos das entidades para suas bases.

2

Outras deliberações

Além do Dia Nacional de Luta, na reunião foi deliberada a publicação de um jornal com informações para suas bases sobre todas as ações feitas pelos servidores para combater o SUT.

A publicação vai trazer matérias sobre os encaminhamentos dados no seminário realizado na primeira quinzena de agosto em Brasília e perguntas e respostas para elucidar as dúvidas dos trabalhadores com relação aos perigos que o Sistema representa para a categoria. Cada entidade vai imprimir o material em seus Estados e distribuir entre os servidores e trabalhadores no dia 15. Além disso, o grupo vai produzir adesivos e faixas para o evento.

Os integrantes do Fórum também vão encaminhar um ofício ao Ministério do Planejamento, cobrando providências para a contratação de mais servidores via concurso público.

Próxima reunião

Os integrantes do Fórum voltam a se reunir no dia 22 de setembro, na sede do Sinait, em Brasília. Até lá, os dirigentes dos sindicatos que integram o Fórum vão trabalhar para unificar as ações nos Estados.

3

Além da Fenasps, o FNPS/MTE é composto por Sinait, Condsef e CNTSS

*Com informações do site do Sinait.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.