Imagem padrão para notícia sintprevs, exibe um fundo branco com o logo do sindicato centralizado ao meio.

Panelaço em Brasília arranca reunião amanhã, 07/08/2012, no Ministério do Planejamento.

Seguem intensas as atividades de mobilização dos servidores em greve pela apresentação de proposta do governo que atenda ao conjunto da categoria. A semana começou com um grande panelaço de servidores em Brasília. A manifestação culminou com o agendamento de uma reunião prevista para as 19 horas desta segunda-feira com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendoça. O encontro contará com a presença de entidades sindicais, e o Comando Nacional de Greve que vão cobrar soluções do governo para os conflitos instalados com servidores em todo o Brasil. Nesta terça, 7, os servidores em greve do Distrito Federal vão recepcionar parlamentares que chegam no Aeroporto Internacional de Brasília pedindo apoio para a luta da categoria por um desfecho favorável para a crise instalada no setor público.

Ainda esta semana, na quinta-feira, as entidades que representam servidores em greve vão entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o Decreto 7.777/12 que autoriza a substituição de servidores em greve em diversos setores. Também na quinta as entidades vão protocolar também uma denúcia na Organização Internacional do Trabalho (OIT) contra as atitutes atinsindicais do governo na tentativa de acabar com a greve legítima dos servidores públicos. As entidades também vão entrar em contato com o deputado Edson Santos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. O objetivo é agendar uma reunião com os integrantes da frente para levantar ações que possam intermediar e destravar as negociações no Ministério do Planejamento pelo atendimento das demandas mais urgentes do serviço público.

Dia Nacional de Luta – E dia 9 também é um dia importante na luta dos servidores em greve. É nesta quinta e deve ser realizado em todo o Brasil mais um Dia Nacional de Luta. A expectativa é de que a atividade alcance o mesmo sucesso do último Dia Nacional de Luta que ocorreu em 31 de julho e uniu servidores de todos os 25 estados em greve e o Distrito Federal. As atividades e mobilização devem acontecer novamente nas capitais com o objetivo de chamar a atenção do governo para as necessidades urgentes de investimento no setor público.

Hoje representantes do Fórum Nacional de Entidades voltaram a se reunir para discutir também detalhes da reedição do “Acampamento da Greve” para mais uma semana de intensas atividades que vão acontecer em Brasília entre os dias 13 e 17 de agosto. A expectativa continua sendo de que o governo inicie de fato uma negociação capaz de produzir como resultado uma proposta que atenda as reividicações do conjunto dos federais. Para isso a mobilização deve ser reforçada.

A pressão da categoria por respostas do governo às principais reivindicações do setor público deve ser intensificada. O Executivo tem só até o dia 31 de agosto para encaminhar projetos de lei que contenham previsão orçamentária para 2013.  A orientação do Comando Nacional de Greve continua sendo o de reforçar a mobilização e a greve nos estados. A decisão do Ministério do Planejamento em adiar a apresentação de respostas aos servidores apenas para a 2ª quinzena de agosto motiva ainda mais a luta. A greve geral do setor público enfrentado pelo governo Dilma já é uma das maiores na história do movimento de luta dos servidores federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*