Imagem padrão para notícia sintprevs, exibe um fundo branco com o logo do sindicato centralizado ao meio.

MPF/PA: fiscalização sobre atendimento à saúde indígena será ampliada

Decisão foi tomada em reunião com indígenas que fizeram protesto nesta quinta-feira; indígenas também denunciaram falta de remédios

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) irá aumentar a fiscalização e cobrar informações dos órgãos responsáveis pela saúde indígena, além de fazer um levantamento sobre a qualificação dos funcionários que prestam o atendimento nas Casas de Saúde Indígena (Casais). O procurador da República Felício Pontes Jr. Também decidiu notificar oficialmente a Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre essas providências.

As medidas foram definidas em reunião nesta quinta-feira, 24 de maio, com índios de várias etnias, na sede do MPF em Belém. Os índios reclamam da precariedade do serviço de saúde prestado pela Casai no distrito de Icoaraci, na capital paraense. Durante a reunião vários índios informaram que mantiveram reféns quatro funcionários da Casai como forma de protesto por melhorias no atendimento.

Segundo os índios, muitos deles estão passando mal e faltam medicamentos e transporte para levá-los até um hospital. Muitos deles precisam, inclusive, pagar medicamentos com o próprio dinheiro.

Os índios lembraram que essas reivindicações são antigas. De acordo com os indígenas, sempre que eles solicitam melhorias na Casai são informados que a administração local está em período de transição e, por isso, as reivindicações não podem ser atendidas.

Outro ponto citado foi a ocorrência de maus tratos, que segundo os indígenas são frequentes por parte das técnicas de enfermagem. E o problema não estaria limitado somente à Casai de Icoaraci: os índios informaram que outras unidades do Estado também prestam mau atendimento.

Fonte: MPF – Ministério Público Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*